Choose a Language:

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dias Das Bruxas - Curiosidades...

Mundialmente conhecido como Halloween, e' a festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, vespera do dia de todos os santos.

Embora realizada em grande parte dos paises ocidentais, e' mais representativa nos Estados Unidos desde meados do seculo XIX qdo foi introduzida pelos imigrantes Irlandeses.

A historia desta comemoracao tem mais de 2500 anos e surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no ultimo dia do verao (31 de outubro), os espiritos saiam dos cemiterios para tomar posse dos corpos dos vivos. A fim de assustar esses fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, aboboras enfeitadas, etc...

Essa festa foi condenada na Europa durante a Idade Media, qdo passou a ser chamada de DIA DAS BRUXAS. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados `a fogueira pela Inquisicao.

Com objetivo de cristianizar a festa na Europa Medieval, a igreja criou, no dia 02 de novembro, o Dia de Finados.
As criancas tambem participam desta festa. Com ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na visinhanca dizendo "ddoce ou prenda", "docura ou travessura", "Trick or treat", ou qq coisa no genero a fim de ganharem balas e doces.

No Brasil, essa comemoracao e' recente e chegou por conta da grande influencia americana, principalmente atraves dos cursos de Lingua Inglesa e Televisao.

Alguns brasileiros defendem que a data nao tem nada a ver com a nossa cultura e portanto deveria ser deixada de lado.

Gracas a essa "discussao" e visando valorizar o nosso Folclore, ficou instituido a partir de 2005 que 31 de Outubro e' o Dia do Saci!


Nenhum comentário: