Choose a Language:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Indio?

Hoje deveriamos, ao inves de “Comemorar” o dia do indio, fazer um minuto de silencio pelas tribos que vem sendo exterminadas a cada passo dado pelo “Progresso”... Das mais de mil tribos (e 5.000.000 de indios que aqui viviam durante o descobrimento) hoje restam menos de 400 mil indigenas no Brasil... Tribos foram dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos....

“Durante o século XIX, com os avanços em epidemiologia, casos documentados começaram a aparecer, de brasileiros usando epidemias de varíola como arma biológica contra os índios. Um caso "clássico", segundo antropólogo Mércio Pereira Gomes, é o da vila de Caxias, no Sul do Maranhão, por volta de 1816. Fazendeiros, para conseguir mais terras, resolveram "presentear" os índios timbira com roupas de pessoas infectadas pela doença (que normalmente são queimadas para evitar contaminação). Os índios levaram as roupas para as aldeias e logo os fazendeiros tinham muito mais terra livre para a criação de gado. Casos similares ocorreram por toda América do Sul As "doenças do homem branco" ainda afetam tribos indígenas no Amazonas.


Dia do Indio? Quisera eu que tivessemos ainda um pouco da essencia desse povo!


Beijos e bom dia!


Marcio

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante, muito obrigada, eu estou fazendo uma pesquisa sobre os indios brasileiros para um trabalho escolar e gostei bastante das informações que achei aqui, bjs!!!

Anônimo disse...

que bom que gostou.... fico feliz em ter ajuado. beijos
Marcio