Choose a Language:

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GORDINHAS REVOLTADAS COM WALCYR CARRASCO

do blog: www.sougordinhasim.wordpress.com  

Postei a poublicacao na integra por achar relevante!

Ola meus amores

Estou muito chateada com o que tem acontecido na novela ”Amor à Vida”, confesso que  não assisto, nesse horário estou sempre trabalhando .
Como a minha pagina de mais de meio milhão de curtidas,( SOU GORDINHA SIM) ,fica difícil não saber dos preconceitos e humilhações que o papel da gordinha Perséfone  que protagonizado pela atriz Fabiana Karla, eu assisti algumas vezes, Conheço Fabiana de  peças de teatro, adoro em particular sua atuação sempre bem humorada.  A conheci mais de perto no Fashion Week Plus Size 2012 , super simpática, como muitas gordinhas que conhecemos, é bem resolvida e se ama como é. Ela mantém seu peso após ter colocado um anel no intestino delgado, pois considera menos agressiva que a outra em que o estômago é operado. Sabemos que é mais um trabalho e no fundo não acredito que ela esteja amando ser humilhada por ser gordinha, pessoal não existe nada mais ruim do que você ser gordinha ou magrinha e as pessoas ficarem te ofendendo, colocando apelidinhos pejorativos  te humilhando por causa do seu corpo.

Isso  está causando um grande incômodo as gordinhas do Brasil e o autor coloca esse o maior motivo de ninguém deseja la, sofrer muitos preconceitos, agora que arrumou namorado sofre preconceito da família. Sabemos que isso acontece na vida real, muitas gordinhas são humilhadas e sofrem preconceito, no trabalho, com namorados, familiares e etc.. Sabemos que o dia dia de uma gordinha (o) não é fácil , Você acha que a maioria dos gordinhos são gordos porque querem?  Claro que não, existe muitas coisas por trás disso.   

Falando sobre mim, sou gordinha desde que nasci, já fiz inúmeros regimes, da lua, sopa, carboidratos, dos pontos, tomando inibidor de apetite e etc… É só parar com regime que volta tudo de novo, e volta pior … cansei…e ai  entendi que não adianta brigar com a balança, a vida  é curta e é  só uma, não  quero  passar a minha vida inteira me preocupando com peso, com balança, com regimes,  NÃO!  Foi ai que fui ao medico fiz todos os exames, e descobri que não tenho nenhum problema de saúde relacionado ao meu peso, sou saudável, tenho tudo para ser muito feliz e porque não era? Por causa dessa mídia que coloca essa maldita ditadura da magreza, que só é belo se for magro, isso não é verdade eu sou GORDINHA SIM, feliz , saudável e muito amada. Por esse motivo criei a pagina Sou Gordinha Sim, hoje sou bem resolvida com meu peso, me amo incondicionalmente do jeitinho que sou . Eu quero viver!

Estou escrevendo esse texto porque, já sofremos milhares de preconceito  sei que o autor Walcyr Carrasco não está imaginado quantas gordinhas estão chorando, se sentindo ofendida e magoadas com essa novela. A  mídia tem poder, sabemos disso ,muitas coisas são copiadas e e na maioria os exemplos ruins, como esses.  

Tenho recebido milhares de desabafo na minha página, de gordinhas revoltadas com o autor da novela.

Por esse motivo copiei alguns .


Elizabeth Castelar
Estou muito chateada com o autor da novela Amor a Vida, sou uma noveleira assumida e tenho 38 anos e neste tempo acompanhei varios tabus sendo derubado nas novelas como papel de protagonista para os negros, bjs gays, hoje fala-se abertamente sobre relacionamento homosexual, eu como telespectadora acho maravilhoso tudo isso pois acredito na liberdade pra a pessoa ser o que quiser. Hoje nesta novela houve uma conversa entre personagem Daniel e seus pais onde esse pais criticam que ele namore uma gorda. Onde está o respeito a liberdade? Só porque a pessoa é gorda ninguem vai ama-la? Acho que devemos respeitar a todos igualmente. Deviamos nos unir num repudio 
Publico contra a esse foco da novela. Eu me amo do jeito que eu sou, sou casada a 17 anos e somos muito felizes tenho lindos três filhos e sou GORDAAAAAAAAAA

Mariana Fontes
Estou passada com uma cena que acabei de ver na novela.Como se já não bastasse uma mulher ser virgem aos 40 anos pelo simples fato de ser gordinha,agora a pobre mulher está sendo vítima de preconceito por parte dos pais do namorado pelo mesmo motivo(ser gorda),será que os pais desse rapaz iriam preferir ter uma nora pistoleira?Tá certo que vivemos em uma sociedade preconceituosa sim mas acho que essa novela está exagerando bastante!LAMENTÁVEL…

Eliana Portes
Sou muito feliz e tenho um namorado lindo,magro e que adora academia.E acima de tudo que me ama,quando estamos juntos tudo se encaixa perfeitamente bem…

Eliana Portes
A globo é ridicula mesmo querendo ganhar audiencia colocando o fato de que uma mulher GORDA não é digina de namorar um cara bonitão,sarado e inteligente.

Juliana Soares
desabafando : bom eu estava produzindo meu tcc e ouvi a familia do DANIEL chamando o filho pra perguntar porque uma gorda? meu Deus em que mundo estou vivendo! que pessoas preconceituosas … falam como se ser gordo fosse uma coisa extraordinária, a mae ainda falou “a filho você é tao bonito” poooo fiquei muito revoltada olha eu sou gorda desde que nasci, posso melhorar sempre mas nunca por uma questão estética, estou sempre brigando com a balança desde que me entendo por gente, só que graças a Deus nunca passei esse tipo de preconceito nas famílias que eu frequentei! pelo contrario sempre fui recebida como filha … e sempre recebi comentários sobre o meu peso como uma critica boa uma tentativa de alerta de pessoas que me amam para que eu não adoecesse! fico triste sim porque algumas pessoas veem gordos como meros gulosos e sem limites e não compulsivos alimentares, como doentes de fato e nao por escolha! que envolve aceitaçao, entendimento, conhecimento, apoio e amor proprio

Luana Farias
Estou muitooo revoltada com a Rede Globo, todo esse preconceito com as gordinhas! Gosto muito da Novela Amor a Vida mais já ta uma palhaçada só porque a gordinha arrumou um namorado todos estão contra julgando, dizendo que é uma vergonha! Vergonha são pessoas com mentalidades tão pequenas.
Sou gordinha sim com muito orgulho, amo meu corpo, me visto e faço o que quero da vida, sou Feliz exatamente assim como sou, e graças a Deus tenho amigos e uma familia maravilhosa que me aceita muito bem. Sei também que existe quem não goste de gordinhas, não julgo pois ninguém é obrigado a gostar de nada, mais pra que isso??? Tem gente que é gordinha por doença, tem gente que não se aceita e sofre muito com esse tipo de comentário, tem gente que assim como eu Se AMA e não importa com o que pensam mais que fica muitooo revoltada! Pois tenho amigas que se importam e muitooo. #Revoltada 

Roberta Alves Cardoso
Então segundo a novela “Amor a Vida”, que eu não assisto (vi essa parte por acaso, minha irmã estava assistindo), eu e qualquer outra GORDA não devemos ter o direito de viver um relacionamento?? Não sei se é ignorância minha, mas eles ( Globo ) mandam nisso também?? Em quem deve ser feliz e de que forma isso deve acontecer?? Fiquei SUPER triste em saber que existem pessoas, que na verdade deveriam reverter esses TABUS, que pensam dessa forma e espalham esses conceitos errados e maneira pior ainda!
DESABAFOooo!

Thayná Telles
SE PUDEREM E QUISEREM LEIAM.. UII TO DESABAFANDO QUE SÓ… CONSELHOS DE PSICOLOGO…
Ah até achei uma apelação muito grande do autor da novela colocar a Perséfone como a gordinha virgem que apelava pra tudo e ira a virgindade dela seria como um “favor”…
Só que agora ela está namorando na novela.. E por incrível que pareça ele está acertando muito bem sobre os preconceitos..
Existemm muuuuitos preconceitos tipo.. “nossa vc não eh feia só q eh gordinha…” “nossa vc tem o rosto tão bonito pq nao emagrece..” Pq se eu tira o corpo vc fica namorando so com minha cabeça??

O que ela falou pro médico quando ele disse que ela sempre estava do lado dele e dava atenção se preocupava, a primeira coisa q ela disse foi.. ” Ah.. eu sou sua amiga neh, sua amiga GORDA que escuta vc falar de todas as outras que vc pega pra mim..”

Vcs acham q não eh assim?? Eh assim sim… vc pode até ter vontade de ficar com ele, só q tudo q ele falar das outras pra vc.. vc vai se sentir mal muuuuuuuuito mallll.. Pq se vc gostar vai se olhar no espelho e vai dizer “ele nunca vai ver nenhuma qualidade em mim…” Nossa Thayná como sabe disso.. Simples pq eu passei isso e ti falar foi um dos piores sentimentos, eu nao conseguia ficar sem a pessoa e engolia tudo calada arranhando dando forças só pra pessoa ser feliz, aguentando sofrendoo muuuito só por puro preconceito.. Eu parecia mais “namorada” dele do que as outras.. Ele falava mais comigo, agente se via quase todos os dias, fiz coisas absurdas só por querer um pouquinho do q ele dava pras outras… Me rebaixei total.. dei uma surtada.. Sofrii heimm mais Sofri.. Só que depois começou a bater o amor próprio e comecei a ver da mesma maneira como ele me via… Eh pra ser amigo então seremos amigos.. só que agora ta na sola do pé. E te falar isso só em deu forças pra ver o quanto eu sou legal, boa, compreensiva, amiga, companheira e vi quantas qualidades eu tenhu e que na verdade ele está ou estava igual ao cara da novela batendo cabeça com um monte de mulher e eu continuo a mesma e quem perdeu não fui eu tenhu certeza disso…
Preconceito existem SIM, a família RIR sim, cria PIADINHAS sim, fala assim fulano ta namorando ela eh GORDINHA.. Parece que gordura e ponto de referência ou falta de vergonha na cara… Pode até ser só q eh difícil.
Ai falam mais sua saúde.. a minha vai mtu bem obrigada te garanto que melhor q muitas magras pro ai… Não eh pq eh magra q está com saúde, ou pq eh gorda tem problemas de saúde.. Se cuidar em sempre bom.. não estou falando pra levantar a bandeira da obesidade e sim falando de um preconceito idiota… A novela pra mim está perfeita mostrando com realidade.. Parabéns ao Autor.

Daiane Cabral Silva
Pessoal eu fico so escutando e não falo nada mas hj irei me manifestar..
As pessoas do nosso dia a dia, preconceituosos em questão entre outros falam.
Pq as gordas são tudo doente, tem mais que sofrer, que são isso que são aquilo.
Pessoal.. nós somos de carne e osso e gordura como falam. tem muitas pessoas gordas que sofrem sérios prolemas de doenças mas tem gordinhas que não tem nada a não ser com seu ganho de peso.
Eu vivo uma vida normal, faço academia, caminho, corro, namoro, me divirto. Alias faço academia e tenho mais resistência que minha magrinha por ai quando eu estava no auge as magrinhas cheia de celulite e eu não tinha nenhuma no corpo mesmo sendo gordinha. As meninas que já malharam comigo podem confirmar isso.. Eu quando quero algo vou la faço, tenho força de vontade e vou até o final quando eu quero algo,tanto que emagreci mais de 20kg neste ano de 2013 .
Mas os padrões acham que as gordas tem mais que sofrer que isso aquilo. Mas que mundo é esse? Que as pessoas não podem ser felizes da sua maneira? 

Homens que atirem a primeira pedra que nunca se envolveram com uma gordinha? E não se apaixonaram, ou já sentiram tesão. Eu duvido que diga que não. MUITOSS e se estou falando que são muitos pq eu sei…
As gordinhas são lindas, são esforçadas e falo por mim, eu me amo, adoro colocar uma roupa legal e me sentir bonita, gostosa,este é meu jeito e sou assim e nada e ninguém vai tirar isso de mim.

E o que eu quero dizer referente ao personagem Perséfone Fortino, na novela “Amor à Vida”, 
e que a novela esta mostrando este preconceito terrível que mexe com todas as gordinhas e to adorando que ela vai ter sim um final feliz assim como eu sempre tive.
Ué todas nós podemos desde que estamos com saúde vamos ser feliz, meninas gordinhas, viva intensamente não tenha vergonha de nada e seja feliz acima de tudo.
Vamos viver esta vida plus size com alegria e determinação vencendo este preconceito ridículo pq no fundo os homens amam as gordinhas..

Sandra Martins Alves
Bom dia! Estou aqui para expor minha indginação! minha irmã trabalha numa loja (aqui em PortoFerreira), e a patroa dela chamou-a de gorda na frente de todos os funcionários da loja! Por que fazer isso conosco? Eu acredito que seja influencia dessa novela, povo ja tinha preconceito com as gordinhas agora mais ainda Somos gordinhas sim, mas temos capacidade como qualquer outra pessoa! Injustiça! o que fazer contra essas pessoas que nos julgam pela aparência? socorro! Chega de tanta humilhação com as gordinhas.

Lily Wolf
Bom dia. Tenho 29 anos e sou formada atriz. No passado fiz algumas peças de teatro e também fiz dois curtas-metragens. Não segui a carreira porque fui abençoada com a carreira de mãe e, como o mundo artístico exige demais da pessoa, desisti dele para acompanhar o crescimento da minha bênção. Por isso eu quero compartilhar aqui um ensinamento muito importante que meu professor me proporcionou durante os anos em que estive envolvida com o ramo artístico.

NINGUÉM é obrigado a aceitar NADA. Se você, atriz, aceita fazer um papel, é porque concorda e compactua dessa mesma ideia.

Na maior parte das vezes fiz papel de prostituta não porque eu seja uma, mas porque eles me deram a oportunidade de mostrar como as mulheres que trabalham com isso sofrem abusos sexuais, psicológicos, agressões físicas e lutam como qualquer outra para se manter. A parcela de garotas de programa que se mantém nesse ramo porque acham que realmente compensa é mínima. Muitas vezes encontrei nas minhas entrevistas com elas mulheres que realmente se sentiam perdidas, mas que não deixavam de estudar nas horas livres, pois o sonho de todas elas era o mesmo: sair dessa vida e arrumar um emprego melhor. Sendo assim, eu compactuava com a ideia de mostrar para as pessoas que sim, elas são seres humanos que sofrem, que devem estar sempre limpas e cheirosas para cada tipo de homem suado, babão, porco, nojento, que não toma banho e ainda devem fazer o desgraçado acreditar que elas estão tendo um enorme prazer com aquele cheiro de gorgonzola apodrecido. Bom, seguindo…

Acredito sim que, como muitos falam, o final da personagem Perséfone será um dos mais lindos, com um homem que a ame como ela é, enfim, essas coisas que sabemos das novelas. Talvez dêem o homem mais lindo do mundo. Mas não é isso o que queremos. Nós queremos uma personagem que saiba rebater o preconceito que ela sofre. Uma mulher que, além de ser linda, mostra que ela SABE que ela é linda. Uma mulher que, como nós, sofre o preconceito mas dá risada da pessoa, porque sabe que ela não passa de um ser medíocre. Uma mulher que ouça “Você é linda, mas é gorda. Por isso não posso ser mais do que seu amigo” e, no mesmo instante, jogue o cabelo e diz “MAS QUEM DISSE QUE EU QUERO TER ALGUMA COISA COM VOCÊ?” e ainda complete “DESCULPE, EU NÃO TENHO AMIGOS ASSIM COMO VOCÊ!” e saia andando, sem deixar o cara respirar, muito menos chegar a perguntar o que ela quis dizer com aquilo.

Por isso meu apelo se é que vai chegar até ela. FABIANA KARLA, VOCÊ PODE MUDAR ISSO! Você é tão poderosa quanto a Michele Obama (que manda no próprio Obama). Todas nós somos. PARE DE COMPACTUAR COM ISSO. PARE DE PRECONCEITO CONTRA SI MESMA! NOS AJUDE A MOSTRAR QUE QUEM MANDA É A CABEÇA E NÃO A BALANÇA!

Obrigada pela atenção.

Um comentário:

Gabriela disse...

Absurdo! Tenho um namorado lindo, magro, com tanquinho, e que me respeita em todos os sentidos, inclusive quando anda na rua comigo faz questão de ter postura e literalmente "se achar" só por estar do meu lado, e eu adoro isso! Em pleno ano 2013 e ainda existem pessoas que agem como se isso fosse uma doença... tudo cabecinha fraca! O que devemos fazer é seguir ignorando sempre... porque na verdade ninguém está no nosso corpo e mente pra saber o que realmente somos :)