Choose a Language:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Auto-estima

Auto-estima nas crianças



A importância de incentivar a auto-estima nas crianças é fundamental, para que elas sejam felizes consigo próprias e capazes de ultrapassar obstáculos sozinhas.
O que uma criança pensa de si própria depende, muito daquilo que as pessoas pensam dela.

Ensinar à criança que há coisas que fazemos bem, e outras que temos dificuldades em realizar, é essencial.

É normal que ela se depare com situações de frustração, mas é importante que ela saiba que apesar de esperarmos sempre SUCESSO todos nós erramos e falhamos e a criança precisa saber que nada é infalível e que ninguém é perfeito.

É importante elogiar e incentivar sempre que elas tentam fazer alguma coisa, fazendo-as perceber que elas podem se sentirem “importantes”, que “podem aprender”, que “conseguem” e que os adultos tem respeito por elas, ficando felizes com as suas conquistas.

Deste modo, deve-se procurar estabelecer metas realistas e adequadas à idade de cada criança. Dar oportunidade de se desenvolverem sem uma super proteção ou sem pressão. É importante que a criança viva longe de pressões.

Devemos sempre evitar dar rótulos às crianças pois eles são muito difíceis de retirar. A criança desde que começa a entender as coisas, começa também a identificar-se com certos apelidos ou rótulos que lhe são designados, procurando em si características que justifiquem, como burro, preguiçoso, gordo, etc., neste sentido, irá crescer acreditando que é assim.


É importante que…

- Quando a criança fala - escute-a, ela percebe quando não a escutamos.

- Deixe-a expressar sentimentos, mesmo que sejam negativos. Evite o discurso: “Não precisa chorar”, “Isso não é nada”. Deixe-a falar.

- Deixe que ela tome as suas decisões, sempre que possivel.

- Trate-a sempre com respeito. Respeite o seu espaço, diga por favor e obrigado SEMPRE.

- Dê mais valor ao esforço que ela faz do que ao resultado que ela consegue.

- Procure empatia com as crianças. Quanto melhor as entendermos, melhor lidamos com elas.

-Valorize a opinião de seus filhos diariamente, como onde ir passear, que atividade realizar, etc. Isso faz a criança sentir-se importante, auto-valorizar-se e respeitar a si própria.

Baseado em materia do blog caapsicologia.blogspot.com

Beijos
Marcio

Nunca se esqueça do impacto que VOCE tem na construção da personalidade de uma criança.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Xuxu
Brigada pela visitinha!
Bom, seu blog é top... amooooooooooo

Amei esse post!
Sou formanda de pedagogia e sim, compartilho desta idéia com vc, a criança precisa ser escutada, amada, cuidada e estimulada, desta forma, crescerá um adulto saudável, conforme Provérbios 22:6 mesmo trata não é?

Beijo gigante!

Black disse...

pois eh amiga "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
grande beijo