Choose a Language:

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Quem disse pra ser saudável tem que ser magro? (Globoesporte.com)







Assim como o atacante gordinho do Goiás, paulista de 98kg e 1,75m surpreende ao disputar provas longas mesmo com quilos a mais
Por Rio de Janeiro


gordinho Walter tem chamado atenção pelo faro de artilheiro nos jogos do Goiás pelo Campeonato Brasileiro. Mas o destaque entre atletas com quilinhos a mais não se restringe ao campo de futebol. No triatlo, esporte que reúne corrida, natação e ciclismo, o comerciante Lucas Camargo, de 23 anos, também chama a atenção pela silhueta avantajada - e bem diferente dos outros competidores. Com 98kg distribuídos em 1,75m, ele enfrenta dificuldades para emagrecer, mas nunca pensou em desistir. Pelo contrário, depois de atingir 106kg, começou a seguir os passos do pai e treina pesado para fazer bonito nas três modalidades.
Lucas Camargo Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Em 2011, Lucas enfretou as trilhas da etapa mundial
do XTERRA no Havaí, EUA (Foto: Arquivo Pessoal)
Especialista do EU ATLETA, o fisiologistaTuribio Barros explica que perder peso não está apenas relacionado à prática deatividades físicas e à alimentação saudável. A genética, a intolerância alimentar e uso de certos medicamentos são fatores que influenciam na briga contra a balança.
- Existe uma tendência de superestimar o efeito do gasto calórico dos exercícios e subestimar o valor calórico de alguns alimentos. A falta de informação prejudica o processo do emagrecimento saudável – afirmou Turibio.
Triatleta nascido em Indaiatuba, no interior de São Paulo, Lucas tem contato com o esporte desde muito cedo. Ainda criança, acompanhava o pai, que já disputou 16 edições do Ironman e correu 30 maratonas. Em 2007, motivado pela disposição dele, procurou um médico endocrinologista e fez um check up clínico para começar a treinar. Com a saúde em dia, apenas com uns quilinhos a mais, Lucas estreou no triatlo em uma prova curta. Empolgado, começou a intensificar os treinos e pensar em provas mais desafiadoras.
- Há seis anos participei da minha primeira prova. Foi numa corrida de 7km no XTerra Costa Verde, em Angra dos Reis-RJ. Porém, sabia que não era o suficiente e em 2009 decidi começar no triatlo. Ainda assim não estava satisfeito. Dois anos depois, fui desbravar asprovas de montanha e não parei mais - declarou o paulista, de 23 anos.
Em 2011, Lucas conquistou o título da sua categoria (20 a 24 anos) no circuito brasileiro da modalidade graças às boas colocações nas etapas do XTerra Brazil, circuito de triatlo cross country. Assim, garantiu a tão disputada vaga para a etapa mundial no Havaí.
- Depois que você participa dessa competição uma vez, você ama ou você odeia. E eu me identifico muito com as provas do XTerra e todos os participantes do circuito. Pretendo fazer por muito tempo - afirmou.
MONTAGEM - Lucas Camargo eu atleta   (Foto: Fernanda Cansanção)Durante o XTERRA Estrada Real 2013, Lucas encarou 3km de corrida + 32km de MTB + 9km de corrida
(Foto: Fernanda Cansanção)
Com acompanhamento de uma nutricionista e alimentação controlada, no ano seguinte, encarou o seu primeiro Ironman: prova com 3,8km de natação, 180,2km de ciclismo, 42,2km de corrida.
Sem tempo para se dedicar aos treinos, engordou novamente, mas o rendimento e a determinação não caíram. Completou seu segundo Ironman, em maio deste ano, mas segue tentando se livrar dos 13kg que o separam da forma física ideal.

- Fico muito tempo na rua e acabo não tendo muito tempo para comer bem. Me alimento com qualquer coisa, batata frita, muita carne vermelha, massas e até uma cervejinha, mesmo sabendo que isso não é bom para a saúde. Preciso voltar a ter uma alimentação controlada – reconheceu Lucas.
Além do circuito do XTerra Brazil deste ano (realizou a etapa de Búzios e Estrada Real), o triatleta busca novos desafios. Em novembro, encara 600km de mountain bike no Brasil Ride, prova disputada em sete dias na Chapada Diamantina, na Bahia, e o Ironmann, em Fortaleza-Ce. Dois meses depois, em janeiro, vai desbravar a ultramaratona do Caminho da Fé, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais. Serão 217km em até 60 horas.
- Cada objetivo alcançado me faz muito bem, me ajuda no esporte e também na vida profissional. Nunca desista, busque sempre seus objetivos, por mais difíceis que sejam – aconselhou Lucas.
Lucas Camargo Eu Atleta (Foto: Fernanda Cansanção)

Nenhum comentário: