Choose a Language:

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O pergio das Dietas Milagrosas

Dieta Milagrosa - um perigo para sua saúde

Na tentativa de emagrecer, é difícil encontrar alguém que ainda não tenha experimentado as dietas milagrosas, restritivas, e conseqüentemente perigosas para a saúde.
dieta-milagrosa mini
A supervalorização cultural da estética e conseqüente rejeição social sofrida pela pessoa obesa leva-a com freqüência a procurar uma maneira mágica de emagrecer, principalmente quando precisa "entrar" naquela roupa no próximo final de semana.
Existe uma infinidade de opções de dietas mágicas disponíveis em revistas, na TV, internet ou em impressos que ninguém sabe de onde surgiram, mas que estão espalhados por todos os lugares prometendo um corpo perfeito em curto prazo. Pois é, tudo que é muito fácil e parece milagroso, não deveria merecer desconfiança?
Dietas de baixíssima ingestão de calorias, não supervisionadas, podem deixar de suprí-lo com importantes nutrientes e são potencialmente perigosas.
Sabendo que a obesidade é uma situacao que se instala lentamente no organismo o tratamento também precisa ser como tal, pois implica em mudanças de hábitos inadequados, que na maioria das vezes são trazidos da infância.
É preciso que as pessoas tenham consciência de que uma perda de peso repentina dificilmente será mantida por muito tempo e que quando a dieta for interrompida, os quilos perdidos serão facilmente recuperados. Quanto mais rígida a dieta, mais o organismo procura ganhar reservas de gordura para consumir em futuros "períodos de carência" e em alguns casos, a pessoa até adquire um peso maior do que no início, pois não foi ensinado a ela escolher os alimentos certos e nem a educou a comer de forma correta.

dieta-milagrosa-cardapio
A única maneira segura e confiável para emagrecer é fazendo uma reeducação alimentar associada à prática regular de atividade física e quando necessário, um acompanhamento psicológico.
reeducação alimentar na prática significa: aprender a ver a alimentação por um novo ponto de vista, sem medos ou ansiedade, escolhendo os alimentos adequados em quantidade e qualidade.
O objetivo não é impor diretamente uma nova forma de se alimentar, mas, sim, investigar os hábitos alimentares dos pacientes e propor mudanças, tentando, sempre e, acima de tudo, adaptar seus hábitos de vida, condição socioeconômica e padrões alimentares; e isso não se consegue obtendo dietas já prontas para a impressão com profissionais não habilitados.
Quando você sentir necessidade ou perceber que está prestes a adotar qualquer dieta de emagrecimento, fique atento! Procure um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar para você de acordo com suas necessidades.

O que pode ocorrer ao fazer uma dieta milagrosa:

  • Você pode ficar flácida;
  • Pode sentir fraqueza e tontura excessiva;
  • Pode sentir sono durante boa parte do dia;
  • Pode sentir câimbras;

Nenhum comentário: