Choose a Language:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

IOGA PARA GORDINHOS




Quando uma das estudantes de Meera Patricia Keer tentou participar de uma aula de IOGA a professora lhe mandou voltar so depois de emagrecer. "Ouvir aquilo me cortou o coracao" disse Meera, instrutora de IOGA e autora do livro "BIG YOGA, a simple guide for Big Bodies" (ainda sem traducao oficial para o portugues - mas que traduz-se Grande Ioga, um guia simples para corpos grandes)..


As pessoas com sobrepeso se sentem marginalizadas. "Se voce e' gordo, pode se sentir incomodo em uma aula de pessoas magras, mesmo que o instrutor seja amigavel e receptivo" diz Meera, acresentando que nem todos os professores de ioga sabem como adaptar a tecnica para pessoas corpulentas.




Se de um lado, estao popularizzadas as aulas de ioga-fitness com alunas(os) flexiveis, de roupas justas e atraentes, do outro, o numero de turmas compostas apenas por gordinhos esta crescendo nos Estados Unidos.


Com quase dois tercos de norte americanos com sobrepeso ou obesidade, de acordo com dados dos Centros para Controle e Prevencao de Doencas (CDC) e cerca de 15 milhoes de praticantes de Ioga - segundo a publicacao Yoga Journal - esse dado nao deveria ser surpreendente.





Meera, que vive em Michingan, comecou a ensinar ioga ha 32 anos. "Eu era jovem e cheinha, mas nao tao gorda como agora" explica. "Engordei e tive de adaptar minha profissao ao aumento da minha barriga e dos meus seios" conta.


Embora nao seja necessario ser magrinho para praticar ioga e' preciso modificar certas posicoes adaptando-as aos corpos com mais peso e mais curvas. Em seu livro Meera ensina poses classicas para serem feitas com uma cadeira ou uma parede, uma especie de apoio extra para o exercicio.


"As pessoas mais corpulentas nao podem comecar deitadas" explica."Tenho 64 anos e faco algumas posicoes modificadas" acrescenta.

Para Jessica Mattheus, do Colegio Americano do Exercito, praticar ioga regularmente aumenta a forca muscular, a resistencia, a flexibilidade e o equilibrio. Mas a especialista assinala que a ioga sozinha nao e' suficiente para emagrecer.

E' IMPORTANTE CONTINUAR LUTANDO PARA FUGIR DO ESTIGMA, MAS AO MESMO TEMPO, E' VALIDO CRIAR ESPACOS ONDE AS PESSOAS COM SOBREPESO POSSAM PARTICIPAR SEM SE SENTIREM CONSTRAGIDAS. A ioga pode incentivar os gordinhos a mudar a relacao que tem com seus proprios corpos, incentivando ate mesmo o emagrecimento. "Correr na esteira pode nao ser uma atividade compativel para todos" .....

*Marcio Menezes (retirado do artigo escrito por Dorene Internicola)

Um comentário:

marcia ortega disse...

Que materia maravilhosa, me ajudou bastante!