Choose a Language:

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sugerido por Ana Beatriz B. Pacagnella

De onde vem o direito do homem de humilhar a mulher?

Hoje o dia começou estranho. Logo cedo vi diversos comentários sobre uma polêmica envolvendo o blog Papo de Homem e uma leitora, que havia, por algum tempo, tido um caso com um dos editores.
Fui buscar mais informações porque sempre tive o pé atrás com esse site, sempre disse isso publicamente e nunca achei que a 'ajuda' que eles dão faz bem pra relacionamentos adultos, inteligentes e responsáveis.
O que descobri foi o que está publicado na internet. A Letícia, do blog Cem Homens fez diversos posts falando sobre o caso que vou resumir aqui pra vocês.
Um dos editores do Papo de Homem conheceu uma garota que sempre comentava nos posts do blog. Eles ficaram de conversinha na internet e resolveram se conhecer. No primeiro encontro ele notou que ela era gorda e achou que isso dava direito de falar mal dela numa parte fechada do site, chamada Cabana.
O que aconteceu daí pra frente é que ele continuou saindo com a garota, dizendo que a amava e indo vê-la quase todos os dias e, na tal Cabana, ainda mantinha o papo de que ela era gorda e ele tinha nojo de fazer sexo com ela.
É claro que esses posts dele vazaram, chegaram no e-mail dela e ela ficou BEM mal. Pensou em se matar, fez uma redução de estômago sem precisar, subornando um médico, e só depois de tudo isso notou que o problema não era ela.
Pois é, a história parece filme adolescente, briguinha de casal de colégio ou fofoca de vizinha barraqueira, mas vai muito além e faz a gente entender um pouquinho em que pilares esse tipo de relacionamento — que a gente deve fugir — se baseia.

Peguei prints de trechos de um dos posts do editor, que a Letícia do Cem Homens usou no blog dela. Olhem só:
Comentários em vermelho são da Letícia, do blog Cem Homens

Qual o problema da garota ser gorda?

Obviamente, pra pessoas seguras com sua personalidade, não há problema nenhum. A gente gosta da pessoa. A gente se acostuma com o jeito e vê beleza no que a gente bem entende. É claro que o mundo grita na nossa cara que beleza é magreza, mas no mundo do sexo não é nada assim.
Existem várias pessoas que só gostam de gente gordinha, gordona ou com curvas. Tem caras que acham horrível mulher magrela e tipo modelo. E tem meninas que também só se interessam por caras que têm uma carninha pra pegar.
Todo mundo pode gostar do que quiser. Não há problemas em dizer que a aparência mexe com a gente, com nossa libido e imaginação. Todo mundo sabe disso. Mas cada um tem uma imaginação diferente.
Por que é uma vergonha assumir que curte uma gordinha?
Porque o mundo tem muita gente babaca e as pessoas são inseguras ao ponto de não assumir suas escolhas. Amor não tem essa de escolha. Você ama e pronto. Vai além do corpo. Tesão a gente pode ter sempre e ele pode mudar muito no decorrer da vida.
Qual o problema do cara falar num fórum sobre a vida sexual dele?
O problema é que ele tá falando da vida sexual de outra pessoa também. E essa pessoa tem sentimentos. E é claro que ela teria acesso a tudo aquilo e se sentiria mal. Quem não se sentiria traído lendo toda essa história horrível escrita por alguém que diz que te ama?
E aí entra um lance que é mostrar sua posição. Aqui na Preliminares, por exemplo, eu deixo muito claro que luto diariamente pra que as mulheres se entendam, se aceitem e tenham uma vida sexual completa e prazerosa respeitando quem são.
O tal blog representado pelo garoto do fórum postou há alguns dias um texto falando sobre feminismo dando a entender que eles também lutam pelos direitos de igualdade das mulheres. Mas calma, você não pode ser feminista e humilhar publicamente uma mulher porque ela está, no seu conceito, acima do peso, pode? Não, não pode.
Respeitar qualquer pessoa é o mínimo que você pode fazer pra ser uma pessoa decente. Isso vale pra homens, mulheres, cachorros e papagaios. Nenhuma orientação sexual ou gênero te deixa livre disso.
E o que a gente tem com isso?
Tudo! No dia a dia a gente conhece vários caras que leem esse tipo de blog e acham que esse tipo de comportamento é aceitável. Não é. A gente também conhece várias mulheres que desistem de tudo porque um cara disse que ela não é boa o suficiente. Pra quem? Pra que?
Nossa vida é influenciada sempre por esses comentários, por matérias dizendo que as atrizes não estão prontas para o verão, fotos mostrando celulite na bunda das mulheres e cobrando que cada uma de nós passe a vida em mesas de cirurgia plástica, academia ou um combo das duas coisas somado a comer quase nada.
Chega! Você não tem que estar dentro de padrão nenhum. Você não tem que ouvir o que caras estúpidos dizem sobre seu corpo. Você tem que se amar mais e lembrar que o mundo tem muita gente babaca tentando acabar com sua felicidade. E você também não tem que acabar com a felicidade de ninguém, lembre-se disso.
Onde entra o sexo nisso tudo?
Nos posts que escreveu, o editor do Papo de Homem disse que ela fez o melhor boquete do mundo. Ele não reclamou do sexo, mas da pessoa com quem ele fazia sexo. Calma, se o sexo é bom é exatamente por causa da pessoa que está ali e pela maneira como ela lida com tudo aquilo, com o próprio corpo e o corpo alheio.
Essa história tem tudo a ver com sexo, porque o mundo é movido por interesses e aqui a gente só pode ver que essa cara é uma das vítimas da história. Ele não teve peito de assumir que gostava da menina, que o sexo era bom e que ele estava feliz. Ela não teve estabilidade emocional pra entender que essas críticas não deveriam existir e que ela não fez nada de errado.
E tem gente que ainda acha que as mulheres não sofrem cobranças, que têm privilégios e que o feminismo é uma forma de pisar nos homens. As coisas não são nada assim...
Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim nopreliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).