Choose a Language:

terça-feira, 12 de abril de 2011

Magreza X Saude

Materia de Maiara Ortiz - do Blog Super Chic


Atualmente as mulheres vêm buscando cada vez mais um corpo de “capa de revista”. Para isso fazem dietas de emagrecimento, tomam medicamentos, fazem exercícios.


Tudo isto não é problema se feito com responsabilidade e com orientação de profissionais qualificados.


Devido esta ser uma busca incansável por grande parte das mulheres e pela “exigência” imposta através da mídia, muitas vezes as mulheres acabam realizando loucuras para alcançar este objetivo e como consequência surgem muitos casos de doenças psíquicas e físicas devido á esta busca pela magreza.


São cada vez mais comuns os casos de pessoas que precisam engordar ou, mesmo acima do peso, que tem deficiência de algum tipo de nutriente devido á alimentação restrita. E isso pode ser grave, afinal, quem não tem uma dieta balanceada, corre o risco de desenvolver diversas patologias, como a anemia e desnutrição.


É necessário estar atento, pois a alimentação restrita e falta de nutrientes pode ser percebida através de alguns sintomas como queda de cabelo, fraqueza, unhas quebradiças, pele ressecada, cansaço e dor de cabeça, além de baixar a imunidade, o que faz com que a pessoa esteja mais suscetível a para afecções respiratórias, ósseas e infecciosas.


A magreza excessiva pode também estar relacionada á baixa estima, depressão, bulimia, anorexia. Esses problemas são sérios e a pessoa que apresenta sintomas como tristeza, insatisfação com a própria imagem em excesso, se achar gorda apesar de todos dizerem que está magra, se ver gorda apesar do cálculo do IMC mostrar que está abaixo do peso ideal, forçar o vômito e não se alimentar até chegar a passar mal deve procurar com urgência ajuda profissional. A magreza pode chegar a certo ponto que influência no sistema hormonal da mulher, causando alterações menstruais, infertilidade e diminuição da libido.


O ideal, caso de você esteja precisando emagrecer, é corrigir a má alimentação buscando uma nutricionista se possível, esta dica serve também para quem precisa engordar.


Quem percebe que está abaixo do peso precisa também ter uma alimentação equilibrada para alcançar o peso ideal.


Praticar exercícios físicos também é indicado. Porém é necessário também orientação de um bom profissional de educação física, pois existem exercícios específicos para cada caso. Quem precisa engordar, por exemplo, pode realizar exercícios anaeróbicos, como a musculação.


É preciso cuidar com suplementos alimentares que podem sobrecarregar os rins e o fígado e até causar impotência sexual.


Então, para não arriscar a saúde, vale a pena fazer um esforço e buscar a ajuda de profissionais. E lembrar sempre que a saúde deve estar em primeiro lugar, muitas vezes estar um pouco acima do peso que você considera ideal pode ser saudável.


E acima de tudo devemos estar bem com nós mesmos, com a nossa imagem.

Um comentário:

Teredecorando disse...

Nossa, acabei de postar sobre a ditadura da beleza e a democratização da moda.
Concordo que a saúde deve estar em primeiro lugar.
Adorei o post. Depois confira o meu.
Bjs mil
www.democratizacaodamoda.blogspot.com