Choose a Language:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vamos Falar de Saude Sexual?


Fonte: PORTAL DA Saude Reprodutiva www.apf.pt



Disfunções Sexuais Femininas


As disfunções sexuais englobam os problemas que impedem uma vida sexual satisfatória. Podem causar a falta ou diminuição de desejo, a inexistência de orgasmo, dor durante a relação sexual e, em casos mais graves, aversão à actividade sexual.


uitos fatores podem estar na origem das disfunções sexuais: inflamações ginecológicas, uso de medicamentos, problemas psicológicos e de ansiedade, desequilíbrios hormonais, traumas sexuais, falta de experiência sexual e de conhecimento do corpo, problemas afetivos ou de natureza relacional.


Se a vivência sexual deve ser gratificante e comportar satisfação e prazer, então importa perceber as razões que levam à manifestação de uma disfunção. Frequentemente, a consulta com um terapeuta especializado é a forma mais eficaz de desbloquear medos e ansiedades.


Principais disfunções sexuais femininas



Perturbações de desejo


Uma das disfunções sexuais mais comuns é a falta de desejo ou desejo hipoativo. Segundo investigações mais recentes, o desejo sexual feminino pode nem sempre ser espontâneo e surgir apenas quando a relação sexual foi já iniciada.


Vários fatores podem estar na origem de um desejo hipoativo, podendo estar relacionados com:



  • o grau de intimidade e tipo de relação com o companheiro/a

  • auto-imagem

  • estimulação sexual

  • existência de depressão

  • estilo de vida

  • medicação

  • idade


Vaginismo


O vaginismo consiste na dificuldade da mulher em tolerar a penetração. Trata-se de um problema que pode ter consequências na vivência sexual e relações afectivas.


Causas: Podem estar na origem do vaginismo fatores orgânicos, psicológicos ou emocionais que incluem:


- Falta de informação e crenças erradas ou negativas sobre a sexualidade (culpa, educação conservadora)


- Inexperiência que pode conduzir a medos ou bloqueios - Experiências prévias com dor - Traumas sexuais (abusos sexuais)


Tratamento: As abordagens terapêuticas do vaginismo passam pela terapia sexual e a sugestão de exercícios e técnicas de relaxamento. A participação do companheiro é também útil no processo de eliminação de medos. Em determinados casos, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para atenuar a ansiedade.


Dispareunia


Designa-se por dispareunia a dor persistente na zona genital ou pélvica durante as relações sexuais, nomeadamente no momento das tentativas de penetração.


Causas: A dor pode surgir devido a problemas fisiológicos como inflamações ginecológica. Pode também estar relacionada com a falta de lubrificação ou excitação antes do ato, e estar ainda associada a fatores traumáticos, como abusos sexuais decorridos na infância.


Tratamento: Nas situações em que se atribui a dor a factores psicológicos, o tratamento passa por terapia sexual onde tem lugar o aconselhamento e se exercitam técnicas de relaxamento. A intervenção medicamentosa ou médica é necessária para tratar os problemas fisiológicos.


Anorgasmia (ausência de orgasmo)


A anorgasmia é a incapacidade de obter um orgasmo.


A anorgasmia pode ser "primária", quando a mulher nunca experimentou um orgasmo, ou "secundária", quando ocorre apenas em determinadas circunstâncias.


Causas: As causas da anorgasmia podem ser diversas, destacando-se sobretudo a ansiedade. Mas para além desta, outros factores são inibidores do orgasmo: - uso de determinados medicamentos (sobretudo antidepressivos) - transtornos hormonais - certas doenças crónicas - atitude negativa em relação à actividade sexual - conflitos relacionais


Tratamento: A educação e a informação sobre as respostas sexuais é muito importante e eficaz na resolução ou diminuição das perturbações do orgasmo. A descoberta gratificante do prazer ou a construção de atitudes positivas em relação ao sexo fazem normalmente parte da terapia.


Se voce sofre de alguma disfuncao sexual, saiba que voce nao e' a unica e procure seu ginecologista. Estima-se que uma grande porcentagem das mulheres adultas que sofrem com esses problemas acabam nao procurando ajuda por vergonha! Se esse for o seu caso lembre-se que existem profissionais prontos e dispostos a ajuda-la


Grande Beijo e bom dia!

Nenhum comentário: