Choose a Language:

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quero ser modelo!

Dicas do Blog "Somos Mulheres Reais" para as meninas que sonham com a carreira de Modelo Plus.


Sempre que anunciamos a realização de um desfile, centenas de mulheres fazem contato interessadas em modelar no evento. Mas não basta ter vontade de desfilar. É fundamental estar preparada. O mercado plus size ainda está no período de profissionalização. Porém as grifes estão cada vez mais exigentes em relação à performance das modelos que as representam. Abaixo, algumas orientações básicas para que a candidata a modelo não faça feio na passarela:


1.Tenha postura – Coluna ereta, abdômen contraído, domínio dos movimentos dos braços e das pernas, queixo erguido. É essencial que a modelo coordene o próprio corpo e tenha harmonia ao desfilar.


2.Segurança no salto alto – É difícil acreditar, mas a maioria das novas candidatas não demonstra segurança ao usar o salto. Para uma modelo, isso é tão básico quanto respirar.

3.Seja expressiva – Nos desfiles convencionais com modelos magras, a regra é expressão quase indiferente. Raramente se vê um sorriso, só mesmo nas tops, que têm maior liberdade. Já nos desfiles plus size, é importante que a modelo seja carismática, sorria, transmita uma mensagem positiva de autoestima. Querer imitar o “carão” das modelos magras quase sempre resulta em uma imagem fake e até arrogante. Outro extremo é a modelo que se apresenta exageradamente esfuziante e sensual. Não é aconselhável tentar roubar a cena. A modelo não deve aparecer mais que a roupa.


4.Entenda o que veste – A modelo plus size não é um mero cabide. Ela precisa compreender o look que irá desfilar, até para explorar detalhes como bolsos, fendas, decotes, sobreposições. É aconselhável que a modelo converse sobre a roupa com a equipe de produção, para valorizar ao máximo as peças que vai apresentar na passarela.


5.Cabelo e pele – Apresentar-se com os cabelos bem cuidados e a pele tratada é essencial. Cabeleireiros e maquiadores são magos, deixam as modelos deslumbrantes. Mas não dá pra fazer milagre quando a modelo está com as madeixas em péssimas condições e a pele sofrendo visíveis problemas dermatológicos. A mesma atenção deve se aplicar aos dentes e às unhas.


6.Controle o peso – Modelo plus size não está autorizada a engordar sem limite. As grifes ficam cada vez mais rigorosas com essa questão, já que temem associar sua imagem ao estigma da obesidade mórbida. Em geral, o que se nota é uma variação preocupante do peso das modelos, de um desfile para outro. Essa instabilidade da silhueta dificulta o trabalho dos produtores de moda, que escolhem os looks que cada modelo irá usar. As modelos que mais conseguem trabalhos estão entre o manequim 46 e o 50.

7.Menos reclamação, mais colaboração – Modelo não escolhe roupa. A definição do look é feita pelos produtores do desfile e os estilistas das grifes. A modelo pode manifestar seu desconforto com alguma peça (até porque, se estiver insegura, vai desfilar pessimamente), mas não deve impor suas preferências de estilo. Nem Gisele Bündchen escolhe o que usa na passarela.


8.Domine a timidez – Há modelos que ficam animadíssimas nos bastidores, mas na passarela se mostram inseguras e até inexpressivas. O mundo da moda não é para as tímidas. Se tem vergonha do público e dos flashes, não se aventure nesse mercado.

Nenhum comentário: