Choose a Language:

quarta-feira, 23 de março de 2011

10 dicas para comer bem

Bom dia!!!
Enquanto almocava com a minha mae num dia desses, ela reclamava que nao consegue mais emagrecer e que a culpa e' da idade e da tireoide! Achei engracado ao olhar pro prato dela cheio de torresminhos fritos e bem crocantes...
Temos o habito de "culpar" alguma coisa qdo nao estamos satisfeitos conosco neh???
Sou da seguinte opiniao: Voce e' gordinha e saudavel e e' feliz, isso e' maravilhoso.. agora, se voce esta incomodada com o seu peso preste atencao nos seus habitos e veja se existe algo que voce possa melhorar, afinal, independente de ser gordinha ou magrinha, voce precisa ter saude!

Entao, so' pra reforcar, umas velhas dicas bem legais para uma alimentacao saudavel:

1 – Conheça seu corpo e lembre que cada pessoa metaboliza de uma forma diferente os alimentos. Quem engorda fácil precisa evitar gorduras. Aqueles que sofrem de colesterol alto devem evitar ovos. O sal faz mal pros hipertensos, e quem tem problemas com fermentação passa melhor se não exagerar nos doces, leite e feijão por exemplo.

2 – Faça, no mínimo, três refeições diárias embora o ideal seja comer um pouquinho a cada duas horas, sabemos que tempo pra isso e' dificil pra quem trabalha entao, tente pelo menos respeitar o café da manhã, almoço e jantar - e, se possível inclua um lanche à tarde. Procure observar horários fixos e não transforme os finais de semana em “vale tudo”. Assim, gradativamente, você comerá menos e manterá níveis de energia sempre estáveis.

3 – Metade das calorias ingeridas deve vir de carboidratos complexos, que são lentamente transformados em açúcar. É o caso das massas, cereais e féculas, como a batata.

4 – Use e abuse das frutas e verduras. Elas fornecem as vitaminas, sais minerais e fibras que regulam o funcionamento do corpo. A regra geral é consumir de 3 a 4 frutas diferentes por dia, sendo uma rica em vitamina C (laranja, kiwi, goiaba, caju etc). Duas variedades de hortaliças por refeição também garantem nutrição adequada, mas uma deve ser rica em vitamina A (cenoura, beterraba brócolis, escarola, espinafre).

5 – Varie as fontes de proteína diariamente (carnes brancas e vermelhas, queijos, leguminosas e ovos). É desse grupo que vêm as substâncias para formação e recuperação de músculos, pele e ossos.

6 – Reduza o consumo de gorduras e açúcares simples, como o refrigerante e doces. Se não forem imediatamente “queimados” pelo organismo, eles se transformam rapidinho em indesejáveis depósitos de gordura. Nao precisa sair correndo quando vir uma barra de chocolates, mas lembre-se que um docinho a mais requer uma caminhadinha mais longa!

7 – Para assegurar o fornecimento de fibras, adote pelo menos um alimento integral – pão ou arroz (ou ainda quem sabe uma macarronadinha com massa integral?).

8 – Mantenha-se hidratado, bebendo água ou sucos no intervalo das refeições.

9 – Na hora de comer, dê um tempo só pra você. Isso significa não “aproveitar” para ver televisão, ler o jornal ou examinar um relatório enquanto mastiga a comida. Comer e' um ato sagrado e deve ser respeitado, coma devagar, mastigue, sinta o sabor do que voce esta comendo!.

10 – Fuja dos fast-foods que, em geral, são pródigos em frituras, cremes e alimentos gordurosos, além de forçarem que a refeição seja rápida. Os restaurantes por peso, por exemplo, oferecem maior variedade e permitem equilibrar melhor o prato.



Vamos trocar o refrigerante pelo suco, o queijo amarelo pelo queijo branco, vamos deixar de lado as dietas malucas, vamos comer bem e viver mais felizes.... isso faz toda diferenca!!!

Grande beijo e aproveite o dia!

2 comentários:

Márcia Rocha, Embu das Artes disse...

Ótimas dicas!
Procuro comer de 3 em 3 horas para manter a saciedade e não me entupir de comer...rs
Tb sou uma 'falsa magra', pois estou totalmente fora dos padrões de beleza anoréxica!
Que maravilha esse blog, grata surpresa!
Bejos Supersize para Todas

Lilian disse...

Mas é verdade sim que o nosso metabolismo muda com o tempo. E precisamos acompanhá-lo, nos tornando mais exigentes com nossa dieta!
Acho que também vou postar alguma coisa sobre isso! rsrs.
Um abraço!